Escolha a espécie e descubra como guardar a sua cultura líquida:
- Shimejis em Geral
- Shimeji Rosa / Salmão
- Juba de Leão
- Reishi
- Cordyceps
- Leitoso
- Shiitake
- Psilocybe cubensis
- Psilocybe galindoi
É só colocar na geladeira?
Para continuar viável por bastante tempo, você precisa guardar a sua cultura líquida corretamente de acordo com a espécie escolhida. Em geral, a maioria das culturas podem ser armazenadas em geladeira, de preferência na gaveta de vegetais. Mas atenção: Não existe uma regra universal!
Isso porque as diferentes espécies que temos disponíveis em nosso site foram retiradas dos mais diversos locais do planeta. As espécies de origens tropicais suportam temperaturas mais altas, mas elas também são mais vulneráveis às baixas temperaturas. Já espécies com origem em regiões temperadas resistem muito bem ao frio, porém não suportam temperaturas mais altas.
É preciso levar em consideração que ao armazenar uma seringa de micélio, a ideia é reduzir o metabolismo do fungo para que se ele alimente, respire e se multiplique mais devagar, permitindo uma vida mais longa. Isso acontece quando reduzimos a temperatura ao máximo, dentro da tolerância da espécie que buscamos conservar.
Além disso, para proteger a sua cultura, ela deve ser mantida em local escuro e seco. Nunca mantenha sua cultura líquida exposta à luz solar.
Clique aqui para conhecer nossas culturas líquidas!
Como guardar uma cultura líquida corretamente?
Abaixo você pode encontrar algumas das principais espécies e suas temperaturas de armazenamento ideal:
Shimeji (Gênero Pleurotus)
Os shimejis são cogumelos extremamente resistentes e provavelmente um dos que melhor conseguem se adaptar a variações de temperaturas. Por isso, variedades como o Shimeji Branco, Preto e Pérola (Pleurotus ostreatus), Eryngii (Pleurotus eryngii), Shimeji Azul (Pleurotus columbinus) e Shimeji Amarelo (Pleurotus citrinopileatus), devem ser armazenados em geladeira (4º C).
Shimeji Salmão / Rosa (Pleurotus djamor)
Por ser uma espécie tropical, essa espécie não deve armazená-la em geladeira.
A temperatura ideal de armazenamento do Shimeji Rosa é de 15º C, pois temperaturas abaixo disso podem matar o micélio.
Por isso, caso não um controle preciso da temperatura, prefira guardar em locais frescos e escuros, como dentro de armários.
Esta espécie pode resistir por mais de dois meses na seringa em temperatura ambiente (aproximadamente 24ºC). Porém, quanto mais tempo ficar armazenada, maiores as chances de seu cultivo contaminar ou ter um baixo rendimento.
Juba de Leão (Hericium erinaceus)
As culturas líquidas do cogumelo Juba de Leão devem ser armazenadas em geladeira (4º C).
Reishi (Gênero Ganoderma)
Você deve guardar as sementes dos cogumelo Reishi ou Ling Zhi, assim como grande parte das espécies do gênero Ganoderma, como G. lucidum, G. japonicum, G. multipileum e G. sinense, em geladeira (4ºC).
Cordyceps militaris
Você não deve armazenar esta espécie em geladeira, porém preferencialmente deve conservar refrigerada a 15ºC.
Além disso, culturas líquidas de Cordyceps perdem a capacidade de frutificar em poucas semanas. Portanto, deve utilizá-las o mais rápido possível.
Leitoso (Calocybe indica)
Este cogumelo, por ser originário de regiões quentes da Índia, é um dos mais resistentes ao calor, podendo aguentar até 35º C.
Por este motivo, não toleram temperaturas muito frias.
Armazene longe da luz em temperatura ambiente, nunca abaixo de 10º C, ou pode acabar morrendo.
Shiitake (Lentinula edodes)
Você deve armazenar as culturas de shiitake em geladeira, a 4ºC.
Psilocybe cubensis e galindoi
Você deve armazenar as culturas líquidas de Psilocybe cubensis e galindoi em geladeira (4ºC). Não importa a variedade (seja TAT, PE7, B+, Golden Teacher, Enigma, etc).
Neste post buscamos adicionar todas as espécies disponíveis para que você saiba exatamente como armazenar sua cultura líquida. Não encontrou a que procurava? Entre em contato
Quer aprender a multiplicar sua cultura líquida quase que infinitamente? Clique aqui!