Comunidade
Professor Cogumelo

Comunidade
Professor Cogumelo

 

 

Notifications
Clear all

Que contaminação é? Possíveis causas? (Mancha Verde – Trichoderma)

8 Posts
3 Usuários
0 Reactions
180 Visualizações
Aluno Presente Customer
Entrou: 3 meses atrás
Posts: 12
Topic starter  

Olá, meu cultivo contaminou com essa coisa, não sei dizer se é duende verde, no início parecem até pins, mas ao longo do tempo se aglomeram muito rápido e ficam verdes.

Já me ocorreu outra vez, e não soube a causa. Não sei se o problema foi no spawn ou no substrato.

Esterilizei os grãos por 2h na pressão. O substrato fiz da seguinte forma, adicionei o substrato (1L verm + 1L fibra de coco) em uma panela de pressão, fervi uns 500ml de água e coloquei lá dentro, tampei com a tampa e enrolei na coberta a fim de manter a temperatura por mais tempo. Essa técnica é como se fosse uma bucket tek, mas no lugar uso a panela de pressão, pq é a unica coisa que eu tenho que fecha hermeticamente (na verdade não sei se é hermetico). 

Coisas que eu fiz que não são adequadas:

Inoculação ao redor de velas (apesar do spawn visualmente e “cheirosamente” apresentarem ser saudáveis).

Montei o bulk sem luvas, apenas com higienização com álcool (considerando que o bulk não é esterilizado, não utilizei luvas).

Estou cultivando em uma shoebox sem furos, então deixei a tampa de ponta cabeça (entreaberta) para troca de ar após a colonização.

Hoje tinha uma mosca no quarto, e sem me atentar eu e minha namorada utilizamos aquele SBP para matar, mas no quarto é o mesmo local que fica meu cultivo (cultivo caseiro problems :c). Quando percebi que usei veneno no mesmo ambiente que o bulk, me preocupei.

Abri mais cedo do que o comum, após 8 dias. Geralmente após a montagem do bulk, aguardo uns 10 dias para abrir, dessa vez abri mais cedo e notei que parecia micélio em cima, então imaginei que tivesse bom

Coisas a se atentar:

Quando abri a shoebox para ver se estava colonizado, não apresentava nenhum cheiro. Geralmente em outros bulks, sempre subia aquele cheiro de cogumelo/micélio fresco.

Por curiosidade, após a contaminação, mexi com uma colher no bulk, e percebi que o substrato não parecia colonizado, apenas os grãos de 

milho estavam com o micélio.

 

Enfim, bora pra próxima, agradeço se tiverem contribuições

cont
cont 2
Este tópico foi modificado 3 meses atrás by Professor Cogumelo

   
Citar (Quote)
Professor Cogumelo
Membro Admin
Entrou: 6 meses atrás
Posts: 10
 

Olá amigo, tudo bem?

Infelizmente seu cultivo foi contaminado com Trichoderma, o famoso duende verde. Essa é uma das contaminações mais comuns, pois seus esporos estão por todas as partes e é um fungo bastante agressivo.

Dentre estas coisas que você citou, acredito que os erros mais prováveis são: deixar a tampa entreaberta ou não ter misturado uma proporção de spawn suficiente.

Permitir a entrada livre de ar é muito arriscado. Por isso, o ideal é fazer furos na lateral da caixa, tampar com fita adesiva durante a colonização e na hora da frutificação trocar por algodão ou fita microporosa para servir como um filtro, impedindo a entrada de grande parte dos contaminantes, mas mantendo o fluxo de ar necessário para que seus cogumelos frutifiquem.

Como você disse que havia algumas partes que não colonizaram, pode ser também que não tenha utilizado spawn suficiente.

De resto, se você fez os processos com assepsia e limpou a caixa com álcool antes de colocar o substrato, não acredito que seja ai o problema.

Ah, e tome cuidado com o veneno. Cogumelos são famosos por absorverem as toxinas do ambiente. Mais um motivo para deixar sua caixa bem fechadinha.

De qualquer forma, o Trichoderma é um carinha chato de se combater. Aparece mesmo em cultivos com uma estrutura mais robusta. O importante é você imediatamente isolar esta contaminação de outras colônias, pois a partir do momento em que está verde, já começou a liberar esporos do contaminante no ar e está se espalhando pelo seu ambiente de cultivo. Se essa contaminação não apareceu no final da frutificação, enquanto ainda dá para salvar os cogumelos que estão crescendo, jogue fora imediatamente e com cuidado – e se jogar em algum cantinho fresco e de sombra do seu jardim, pode ser que ainda nasçam alguns cogumelos 😉


   
ResponderCitar (Quote)
Aluno Presente Customer
Entrou: 3 meses atrás
Posts: 12
Topic starter  

Obrigado pela dica, professor. Sempre fiquei em dúvida se era trichoderma ou não, pois as imagens que vejo sempre parecem manchas, e não bolinhas verdes.

Mas enfim, acredito que tenha sido a tampa entreaberta, foi a primeira vez que tentei (e a última xD). Imagino que seja isso, pois a proporção de Spawn é a que sempre usei, 1L de grão para 2L de substrato.

Mas é, hoje é dia de faxina na casa, limpar tudo e bola pra frente. Já descartei ontem mesmo. E infelizmente, morador de apartamento, sem chances de um cultivo outdoor.


   
ResponderCitar (Quote)
Aluno
Entrou: 2 meses atrás
Posts: 5
 

ha sido a tampa entreaberta, foi a primeira vez que tentei (e a última xD). Imagino que seja isso, pois a proporção de Spawn 


   
ResponderCitar (Quote)
Aluno
Entrou: 2 meses atrás
Posts: 5
 

morador de apartamento, sem chances de um cultivo outdoor.


   
ResponderCitar (Quote)
Aluno
Entrou: 2 meses atrás
Posts: 5
 

Trichoderma é um carinha chato de se combater. Aparece mesmo em cultivos com uma estrutura mais robusta. O importante é você imediatamente isolar esta contaminação de outras colônias, pois a partir do momento em que es


   
ResponderCitar (Quote)
Aluno
Entrou: 2 meses atrás
Posts: 5
 

ltivo. Se essa contaminação não apareceu no final da frutificação, enquanto ainda dá para salvar os cogum


   
ResponderCitar (Quote)
Aluno
Entrou: 2 meses atrás
Posts: 5
 

nização e na hora da frutificação trocar por algodão ou fita microporosa para servir como um filtro, impedindo a entrada de grande parte dos contaminantes, mas mantendo o fluxo de ar necessário para que seus cogu


   
ResponderCitar (Quote)
Compartilhar: